Visualizar vídeo

 

 
contato eventos produtos equipe o projeto


Vila Lage

O bairro operário, Vila Lage, foi construído na década de 1920, para abrigar os trabalhadores do estaleiro da Costeira S/A do famoso empreendedor Henrique Lage. Através de depoimentos de moradores desse antigo bairro operário, conheceremos um pouco da história deste importante local que contribui significativamente para a construção e compreensão da história do município de São Gonçalo.
A Vila Lage é um charmoso conjunto de construções habitacionais que segue um padrão arquitetônico capaz de nos levar a um encantamento muitas vezes nostálgico de um tempo passado. O estilo acolhedor das casas, com grandes portas e janelas de madeira, além das suas varandas convidativas se mantém preservadas por alguns herdeiros dos antigos operários que reconhecem a importância de manter viva a história da vila que se confunde com as suas próprias histórias e memórias.
Podemos dizer que o bairro do Vila Lage é um vestígio no tempo e no espaço das transformações urbanas, econômicas e sociais, do São Gonçalo do início do século XX.





Memória em movimento
História de São Gonçalo: memória e identidade
Memória em movimento de São Gonçalo