Conferência sobre a personalidade de Alberto Torres na Câmara Municipal de Itaboraí. 15/11/1939.
Autoria não identificada.

Alberto Torres, natural de Itaboraí, foi governador do Estado do Rio de Janeiro entre 1897 e 1900. A conferência foi proferida em comemoração ao Cinqüentenário da Proclamação da República.






 

 


Sessão solene no Instituto Fluminense de Cultura. São Gonçalo, 12/10/1940.
Autoria não identificada.

Fundado em 22/09/1940, o Instituto Fluminense de Cultura funcionava nas dependências da Prefeitura de São Gonçalo. Luiz Palmier foi seu fundador e presidente e a professora Albertina Campos, a vice-presidente. Entre outros, da esquerda para a direita: 3º, Ismael Branco; 5º, o advogado e jornalista Antônio Vieira de Macedo; 6º, o médico e líder comunista Armando Leão Ferreira; 7º, a professora Albertina Campos; 10º, Monsenhor João de Barros Uchôa; 12º, o prefeito Nelson Correia Monteiro; 17º, Achilles Vivas.







Carteira de sócio contribuinte da Sociedade Carnavalesca Bandeirantes do Barreto. Niterói, 01/12/1940.









 


Posse como Membro Titular na Academia Niteroiense de Letras. Liceu Nilo Peçanha, Niterói, 19/10/1945.
Autoria não identificada.

Luiz Palmier foi eleito em 23/05/1945 em escrutínio ocorrido no Museu Antônio Parreiras. A recepção na Academia Niteroiense de Letras teve amplo público de São Gonçalo, Itaboraí, Marica, entre outros municípios. Após os discursos houve um momento lítero-musical onde Olga Palmier Filha tocou ao piano. Palmier foi presidente da Academia na década de 1950.




Encerramento do X Congresso Brasileiro de Geografia. Rio de Janeiro, 1944.
Autoria não identificada.

Luiz Palmier era membro efetivo da Sociedade Brasileira de Geografia. Desempenhava a função de consultor técnico do Departamento Regional de Geografia, na seção do Estado do Rio de Janeiro. À direita, próximos à Palmier, os representantes fluminenses.






Assinatura do convênio sobre pesquisas folclóricas entre o Estado do Rio de Janeiro e o Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura. Palácio do Ingá, Niterói, 04/08/1953.
Autoria não identificada.

Luiz Palmier representou o Estado do Rio de Janeiro como Secretário Geral da Comissão Fluminense de Folclore (1952-1955). Estão presentes, entre outros, da esquerda para a direita: 3º, Rubens Falcão, Diretor do Departamento de Educação Pré-Primária e Primária do Estado do Rio de Janeiro, 4º, Dr. Mirtaristides Toledo Piza, Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro; 9º, Almirante Ernani do Amaral Peixoto, governador do Estado; 10º, deputado Hipólito Porto; 12º, Renato Almeida, Secretário Geral da Comissão Nacional de Folclore; 13º, Ademar Alegria, Diretor da Divisão de Estatística do Estado do Rio de Janeiro.