contato eventos produtos equipe o projeto
História de São Gonçalo: Memória e identidade
“CASAS SECRETAS”: A RECLUSÃO FEMININA NUM ESTUDO SOBRE O RECOLHIMENTO DE SANTA TERESA – ITAIPU (1724-1820).*
Sandra Mara Silva de Lima

RESUMO:
O tema deste trabalho centra-se na reclusão feminina tendo como locus de análise o Recolhimento de Santa Teresa – situado na Freguesia de São Sebastião de Itaipú, Rio de Janeiro – a partir de meados do século XVIII até princípios do XIX. Trata-se de um estudo sobre as relações de poder no interior do claustro feminino, destacando-se a confluência das autoridades públicas, laica e religiosa, no que se refere a construção de discursos normativos e delimitação de ações no cotidiano e vida privada da América Portuguesa.

* Monografia apresentada ao Departamento de Ciências Humanas da FFP/ UERJ como requisito para obtenção do título de graduação no curso de Licenciatura em História. Janeiro de 1999. Registrado no Escritório de Direitos Autorais da BN em 30 de janeiro de 2003 sob o registro 279.283 no Livro 503, folha 443 na categoria de Teses/Monografias, como “obra não publicada”.
A autora não autorizou a publicação da monografia. Informações entre em contato pelo e-mail: historiadesaogoncalo@historiadesaogoncalo.pro.br